quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Reações

pipocado por Lilian às 7:36:00 PM

SHERLOCK HOLMES E DR. WATSON sairam em viagem para acampar. Depois de um bom jantar e uma garrafa de vinho, eles se recolhem para dormir.

Algumas horas mais tarde, Holmes acorda e dá uma cutucada em seu fiel amigo.

— Watson, dê uma olhada no céu e diga-me o que você vê!
— Eu vejo milhões de estrelas, responde Watson.
— E o que você deduz disso?

Watson pondera por um minuto.
— Bem, astronomicamente, isso me diz que existem milhões de galáxias e potencialmente bilhões de planetas. Astrologicamente, eu observo que Saturno está em Leão. Cronologicamente, eu deduzo que são 3 e 15 da madrugada. Meteorologicamente, eu suspeito que teremos um belo dia amanhã. Teologicamente, eu posso ver que Deus é poderoso, e que nós somos insignificantes perante o Universo... O que o Sr. pensa?

Holmes fica em silêncio por um momento.
— Watson, seu idiota. Ele diz. — Alguém roubou nossa barraca!

*****

Muitas das vezes, pessoas se deparam com situações semelhantes, porém reagem a elas de maneiras divergentes. Isso explica o enigmático comportamento individual aprofundado pela Pirâmide de Maslow e até mesmo pela famosa e intrigante IE (Inteligência Emocional).

Sem mais blá, blá, blá. Isso não vem ao caso agora, uma vez que não se trata de uma aula específica de psicologia ou coisa do tipo. A questão aqui é que seres humanos são diferentes quanto suas personalidades e reações, e isso justifica forma com que cada pessoa tem de lidar com situações inesperadas. Enquanto Sherlock's da vida as enxergam numa visão mais racional, perceptiva e objetiva, os Dr. Watson's as encaram de uma maneira mais emocional, criativa ou subjetiva.
Com quem você se identifica??

6 comentários on "Reações"

Lilian on 4 de novembro de 2009 às 20:18 disse...

Créditos ao Diego por ter me mandando essa piada de Sherlock Homes e Dr. Watson.

Valeuuu bestA! ;)

Diego Augusto on 4 de novembro de 2009 às 20:58 disse...

"e até mesmo pela famosa e intrigante IE"

Famoso, até que sim. Mas intrigante é o fato de tantas pessoas usarem o IE sendo que há tantos navegadores tão melhores do que ele, como o Firefox ou mesmo o Opera. :P

"Sem mais blá, blá, blá. Isso não vem ao caso agora, uma vez que não se trata de uma aula específica de psicologia ou coisa do tipo."

Ou seja, se querem saber o que é a Pirâmide de Maslov, google it!

E eu ainda me mantenho firme na frase de Freud sobre a Filosofia: "às vezes, um pepino é só um pepino".

Pércio Faria Rios on 5 de novembro de 2009 às 11:48 disse...

Há quem diga também que o pepino é apenas o quarto estado físico da água...

"Isso justifica a forma com que cada pessoa tem de lidar com situações inesperadas."

Ou seja, se querem saber o que é um pepino, google it!

Anônimo disse...

o que é um pepino??

Matheus T. on 6 de novembro de 2009 às 15:14 disse...

By Wiki:
A hierarquia de necessidades de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.


Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritos na pirâmide.

necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!".
É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

Lilian on 6 de novembro de 2009 às 17:23 disse...

Logoo... o comportamento de cada indivíduo diante de uma situação está ligado à 'satisfação ou não' de suas necessidades. Isso reflete diretamente na sua forma de agir, perceber e decidir. ;)

Só faltou pesquisar o que é um pepino... rsrsrsrs

 

The New Yoki Times Copyright 2009 Reflection Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez | Blogger Templates