08 de novembro de 2009.
Vinte e um de agosto de mil quatrocentos e noventa e oito. Chega o fim de uma batalha. Este foi o dia em que um homem mudou todas as expectativas do mundo. Se a terra ainda era plana, a partir dele com certeza não foi mais. Se o Cabo era das Tormentas, ele mudou o nome para Cabo da Boa Esperança. Ele domesticou o mar, transformando-o em Mar Português. Ele riu do escorbuto, das dificuldades, da incredulidade, liderando a nação inteira numa viagem que transformou o mundo todo.
Dezembro de 2008. Após caminhos tortuosos, a nau cruzmaltina parte para a viagem mais tortuosa de sua brilhante história. Foram tormentos mil, torturas, traumas, inúmeros perigos e dificuldades tremendas, desacreditado por todos, inclusive pelos seus. Mesmo assim, não se abateu, pois o que a guiava eram suas inúmeras glórias. O sentimento não podia parar, e não parou, até porque, enquanto existir um coração infantil, o Vasco será imortal.
O Vasco da Gama português inspirou Luís de Camões a compor "Os Lusíadas". Poema épico que poderia ser adaptado às proezas não menos heróicas do capitão-mor da frota de épicas esquadras brasileiras no exterior, inclusive. Até na lua existe uma cratera de nome Vasco da Gama. Para quem olha e não enxerga, é apenas um buraco no céu. Para quem vê e crê, sabe que é amor cheio como a lua.
Não importa onde esteja esta paixão: se na segunda dos infernos, no espaço, ou numa quinta portuguesa. Do sangue que borbulha, do milagre que renasce a cada ano, dos navegantes que viajam, que vão e que voltam. Que Vasco!
O Vasco é grande, pois é grande sua história. O Vasco é grande, pois grandes são suas conquistas. Como diria o grande Aldir Blanc, o Vasco é vasto porque é o mar que o inspira.
2 comentários on "Voltando para casa"
Trabalha por mostrar Vasco da Gama
Que essas navegações que o mundo canta
Não merecem tamanha glória e fama
Como a sua, que o céu e a terra espanta.
Si; mas aquele Herói, que estima e ama
Com dons, mercês,. favores e honra tanta
A lira Mantuana, faz que soe
Eneias, e a Romana glória voe.
"Tu tens o nome de um heróico português.
Vasco da Gama, a tua fama assim se fez."
Aêê... subiuuuu!
Excelente post, como sempre! ;)
Postar um comentário