segunda-feira, 17 de agosto de 2009

pipocado por Natália Tasse às 6:33:00 PM

17 de Agosto de 2009.



Primeiramente, gostaria de me desculpar pela demora do post. Não vou mentir, creio que essas mal traçadas linhas que leem no momento só se concretizaram devido à minha sorte do dia no orkut. A partir desta, me veio um pouco de inspiração e vontade de escrever sobre o desrespeito à liberdade alheia, neste caso, a liberdade religiosa.

Sorte de hoje: Confiamos só em Deus; quanto aos outros, paguem a vista.

É incontestável que a moral cristã é implacável em dizer que não há salvação para aqueles que não creem, como também em defender que quaisquer que sejam os questionamentos em relação à existencia de Deus são pecaminosos e errôneos. Ela coloca os ateus como pessoas que se sentem auto-suficientes o bastante ao ponto de pensarem que não precisam de nenhuma "força maior" que intervenha em sua vida, e os culpa por não crer e por questionar. Convenhamos que o fato de ter a obrigação de acreditar em algo que não se ve, não se pode tocar e não se pode provar a existencia e ainda por cima, que exige ser louvado o tempo todo e ser amado acima de todas as coisas é realmente difícil de aceitar se tivermos um mínimo de racionalidade; Porém, como já dizia o Durock implicitamente no seu post, a tranquilidade da ignorancia é indubitavelmente confortante. Infelizmente, o ser humano questiona e nem sempre se pode ficar em paz com certas dúvidas que nos levam a acreditar que somos absolutamente alienados e manipulados todo o tempo. Não há ser humano no mundo que tenha controle dos pensamentos, e não devemos ser julgamos e mais ainda ser condenados a passar a eternidade abraçando o "capeta" por simplesmente não conseguir segurar pensamentos que circulam sem autorização em nossas mentes. O grande problema criado, é que o controle ideologico que a Igreja detem sobre a grande maioria das pessoas, principalmente as sem um mínimo de senso crítico, é tão forte que elas já se sentem incomodadas na presença de um ateu e até mesmo preferem não se relacionar com eles. Exemplo disso é um pesquisa feita pela revista veja, realizada pela cnt-sensus, onde mostra que 84% dos brasileiros votariam em um negro para presidente da república, 57% dariam o voto a uma mulher, 32% aceitariam votar em um homossexual, mas apenas 13% votariam em um ateu. A Hostilidade em relação aos ateus é tão grande, que o preconceito sofrido por eles não é nem sequer comentado. Para se ter uma idéia atualmente algo em torno de 21% da população mundial é atéia e ainda assim até mesmo a sorte do orkut ridiculariza os que "não creem"! E o mais interessante, é que a própria bíblia prega o respeito pelo próximo independente de qualquer coisa. Não estou aqui julgando todos por um só, minha intenção foi fazer com que os que leiam o que escrevo reflitam sobre o respeito ao próximo. Não só aos ateus, como também a todos os outros grupos marginalizados pela sociedade por algum motivo imbecil. É isso.


24 comentários on " "

legscomplainig on 17 de agosto de 2009 às 20:17 disse...

Não deixou a desejar, Nat. Você sempre é boa demais.

Natália Tasse on 17 de agosto de 2009 às 20:36 disse...

até parece né, amiga ¬¬ mas muito obrigada mesmo assim! fico muito feliz que voce tenha gostado. só to com medo de ter ofendido alguem :S

Anônimo disse...

Isso aí Nat, gostei do seu texto, e da charge super engraçada. "Respeite as pessoas", apenas isso.

Gabriela Leite on 17 de agosto de 2009 às 20:49 disse...

Sempre me surpreendo com você!

Hítalo Rios on 17 de agosto de 2009 às 21:13 disse...

To com medo de quando chegar meu dia.!

Richard on 17 de agosto de 2009 às 22:23 disse...

Cara! Que texto sinistro é esse?? Bolei. Parabéns, Natália.


ps.: Quem é Natalia?

Neto on 17 de agosto de 2009 às 22:29 disse...

Me sinto envergonhado porque amanha é meu dia de posta, talvez eu não seja tão bom quanto a Nati.

Pércio Faria Rios on 17 de agosto de 2009 às 22:59 disse...

Bom... Primeiro começo me desculpando por ser mais um pré julgador, mesmo me opondo a eles e tentando combater todo tipo de preconceito: nunca imaginei "algo assim" vindo de você, Natália, me desculpe. Meus sinceros parabéns!
Já havia alertado à maioria do pessoal sobre trazer assuntos "religiosos" pro blog; "Graças a Deus" você trouxe, Nati. Quem me conhece sabe o quanto eu não gosto de religião e o quanto adoro tratar desses assuntos.
Concordo com seu posicionamento. Um dos meus melhores amigos é um "ateíssimo" _Padilha_ e a gente vive debatendo essa opressão religiosa e sua incoerência.
A fé cristã nos ensina exatamente sobre um Deus invisível, que não se pode tocar e nem provar a existência _por isso mesmo é fé_. Nos ensina misericórdia e, assim como você, me revolto quando vejo gente que, além de crer nesse Deus improvável se acha dona dele; e se sente no direito de descartar alguns que, na teoria cristã, também são filhos desse Deus: confiam em Deus e, os demais (ou os não-cristãos), que paguem à vista.
Admiro sua atitude e o seu incentivo à inconformidade. Como cristão me sinto levemente envergonhado também.
Obrigado por tudo isso!

PS.: Ainda bem que eu sou o super protela! Quase postei um comunicado extraoficial hoje à tarde não contando com a sua incrível presença.

Pércio Faria Rios on 17 de agosto de 2009 às 23:18 disse...

Só pra lembrar: você podia ter usado o Yokitube e a (nossa) sorte de hoje. Acho que são bons recursos.
Só mais um parêntese:
)

Anônimo disse...

DÁ-LHE, COTOKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Q Todos os comentários bonitinhos e eu zoando, enfim. Nat, nunca mais venha me dizer que você não escreve bem. A parte de você saber argumentar eu já sabia há tempos.

Lilian on 17 de agosto de 2009 às 23:40 disse...

Bom, apesar de não conhecê-la... muito bom o texto. Parabéns pelas palavras e por demonstrar seu inconformismo com essa situação... seria ótimo se mais pessoas declarassem coisas desse tipo!

Diego Augusto on 17 de agosto de 2009 às 23:53 disse...

Você me interpretou direito,
tranquilidade da ignorancia é indubitavelmente confortante. Isso é inerente à humanidade, e este é o problema. Crentes que não questionam invariavelente são idiotas; pessoas que não questionam o são.

Justamente quando há o questionamento, há o respeito. Foi muito bom você ter falado disso, Natália.

Muito bom o post, parabéns. A cada dia eu sinto mais orgulho de estar no meio dessa galera :)

Diego Augusto on 18 de agosto de 2009 às 11:47 disse...

Também foi interessante esse 'post' do Pércio aí em cima, huahuahauha

Hítalo Rios on 18 de agosto de 2009 às 13:25 disse...

Ainda to com medo,

sr. Padilha²² on 18 de agosto de 2009 às 13:36 disse...

Bom, fico feliz por vc querer manter esse respeito e espero que vc esteja em um futuro nos 13% dos votantes...Eu que sou ateu, sinto um desconforto as vezes, pessoas me olham torto e bah... mas o que eu acho mais interessante é quando vou a alguns lugares e sou meio privilegiado para as pessoas poderem pregar para mim depois e bah, e eu não fico feliz, pq esse privilégio as vezes é um preconceito e bah.
Mas digamos que essa coisa de preconceito nunca vai acabar mesmo e é foda discutir isso, pois é apenas mais uma discursões subjetivas, pois eu mesmo sou bastante preconceituoso, mas tenho preconceito com os preconceituosos, é dificil de entender pq tenho preconceito por mim mesmo, mas tá valendo, está legal o post, sei que vc começou com algo de religião e terminou com algo de razão que todos queremos.

Yo!

sr. Padilha²² on 18 de agosto de 2009 às 13:37 disse...

Ahh... uma boa frase : "Nunca acredite em nada que é capaz de pensar,se vc não pode ver onde fica seu cérebro."

Pércio Faria Rios on 18 de agosto de 2009 às 13:45 disse...

Agora fiquei com medo, Padilha.
Eu nunca vi o meu cérebro!

Fábio Bruno on 18 de agosto de 2009 às 14:41 disse...

q massa! agora eu to na área, só acho que esse tipo de assunto é grande de mais para ter um ponto de vista, uma conclusao, um alguem (prazer em conhecê-la) postando, e é isso ae. tempo nao vai faltar para concordar e discordar.
ou não.

Hítalo Rios on 18 de agosto de 2009 às 14:49 disse...

e bah,

Fernando disse...

realmente...bom pakas!
Os cristãos de hj acham q eles são os q sofrem preconceito, q são perseguidos...mas na verdade somos "nós", cristãos, q acusamos, apontamos dedo e talz. Não sei quem é vc Natália, mas pode ter certeza existem muitos cristão(uns 0,5%) que questiona sua fé! já que se minha fé não pode ser questionada, não vale a pena ser seguida!
...
com certeza...criticar e forçar não foi algo q Jesus(o "kara" para os cristãos) fez...ele simplesmente nos ensinou a amar e servir ao proximo...algo q o cristianismo de hj já esqceu! =\

Pércio Faria Rios on 18 de agosto de 2009 às 16:17 disse...

Li um provérbio africano que dizia que: "Um homem bem alimentado, dificilmente acredita que o outro está com fome."
O defeito da religião é se alimentar de Deus e esquecer-se do próximo (na maioria dos casos), fazendo desse Deus, já mais que improvável, como dissemos, infrutífero, um falso alimento.
A espiritualidade saudável dá plena ciência ao homem de que ele nunca está completo ou perfeito, o fruto disso deve ser o respeito ao próximo, tão almejado.
"Mas será o Benedito?!"

Diego Augusto on 18 de agosto de 2009 às 23:08 disse...

Interessante, Pércio... dizem que gula é pecado.

stella Almenara disse...

cotooooka, como pode me dizer que não tinha ficado muito bom, ficou bacanérrimo naty, você sabe exatamente o que penso sobre o assunto, já que conversamos sobre o assunto diversas vezes.

Vitor Vieira on 20 de agosto de 2009 às 21:35 disse...

Mando bem demais :}
Texto fico muito irado.
É difícil achar alguém que conteste essas paradas, e ainda tão bem.

ps. medo quando for minha vez :S

 

The New Yoki Times Copyright 2009 Reflection Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez | Blogger Templates