segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O Haiti é aqui

pipocado por Elvino Pinheiro às 10:40:00 AM
08 de fevereiro de 2010.


Bem que eu pensei em escrever algo sobre "gays e o exército", tentando refletir algo após as declarações do Gal. Raymundo Nonato (que tem nome e cara de personagem de Chico Anysio). Mas seria uma bobagem; ia tentar não polemizar, só pra levantar polêmica. Porém, vou tentar escrever algo útil. Que Deus, vocês, e o Haiti me perdoem se eu não conseguir.


As imagens vistas do Haiti sempre pareceram o Inferno de Dante. Com o terremoto, a escala de calamidade é sem precedentes. Há quem diga que o Haiti deixou de existir. Há quem conclua que ele nunca existiu.

Fato é que todo esse turbilhão de exposição haitiana tem sido movida por uma pseudo-caridade. C. S. Lewis afirma que "caridade" é hoje simplesmente o que antes se chamava "esmola" - ou seja, aquilo que damos aos pobres. Segundo ele, ela ganhou esta conotação moderna pelo seguinte fato: se uma pessoa é "caridosa", dar esmola aos pobres é uma das coisas mais óbvias que ela faz, e assim as pessoas passaram a chamar o ato pelo nome da própria virtude (parecido com a poesia, cuja expressão mais óbvia é a rima. Mas, uma rima, a contrário do que muitos pensam, não é uma poesia.). É incrível a nossa capacidade de abstrair coisas concretas. Quer ver uma coisa: segundo o Ipea, 30% dos brasileiros vivem na pobreza, que é definida como quem tem renda inferior a meio salário mínimo por mês. Sabe quanto o seu pai paga de mensalidade no colégio? Então, eles vivem com metade disso, enquanto você acha um absurdo ter que acordar cedo para ir pro colégio e ter uma aula estúpida de Redação.

Existe muita fome, e muita opressão dentro e longe dos bolsões de prosperidade, sejam esses bolsões promovidos pelo governo Lula ou pelo apóstolo Valdemiro Santiago. Eu sei que é uma tarefa do governo resolver esse tipo de coisa, mas a motivação do governo não é o amor. E o que deveria nos mobilizar não é um simples sentimento para nos aliviar, pelo fato de ninguém consegue ter sempre o sentimento de devoção, e mesmo que conseguisse, não são os sentimentos que mais importam a Deus.

Nossa vida pode ser o Haiti. O Haiti pode ser qualquer lugar. O Haiti pode ser onde você está.

2 comentários on "O Haiti é aqui"

Gabriela Leite on 8 de fevereiro de 2010 às 13:58 disse...

Aulas de Redação não são ridículas e acho um absurdo mandarem uma galera daqui do Brasil pra ajudar o Haiti sendo que as coisas não estão nada legais por aqui.

Pércio Faria Rios on 8 de fevereiro de 2010 às 18:46 disse...

A Sandy também acha, Gabi. E ela devia gostar de aulas de Redação também pra ter cursado Letras.

O que eu acho absurdo é eu ter nascido no Brasil com ótimas condições de vida e um hatiano nascer naquelas bandas, condenado ao sofrimento e à fome.

Ou talvez o absurdo seja querer entender essas leis que regem o Universo.

Só sei até agora que não fiz nada pra merecer a boa vida que tenho, nem o haitiano pra merecer a lama em que está metido. Se eu fosse ele acho que estaria muito puto com quem ou que quer que tivesse preestabelecido essas coisas.

 

The New Yoki Times Copyright 2009 Reflection Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez | Blogger Templates