domingo, 20 de dezembro de 2009

2012

pipocado por Richard às 12:01:00 AM
20 de dezembro de 2009.


Com essa polêmica de o mundo acabar novamente, quem não fica com a língua coçando para dar seu pitaco?


O apocalipse está de volta às mídias, na boca do povo e até nas telas do cinema. O próprio filme 2012 relata a destruição total da Terra, além disso, mostra a luta pela sobrevivência dos humanos. Isso é um pouco cômico, pois tantos falam nisso, tantos se apavoram e nos filmes os humanos sobrevivem. Não, eles não sobrevivem! Isso é cômico exatamente por todos temerem ou divulgarem o calendário Maia, o fenômeno de 2012, que é um conjunto de crenças e teorias postulando que eventos catastróficos ou de transformação podem ocorrer no ano de 2012. A previsão é baseada principalmente no que se diz ser a data final do Calendário de Contagem Longa Mesoamericano, que possui ciclos de 5.125 anos e encerra-se no dia 21 ou 23 de dezembro de 2012. Especularem o fim do mundo por causa da mitologia Maia é bizarro. Isso é mitologia! Não significa que, por não haver mais dias no calendário, não haverá mais seres humanos na Terra.

Em 1999, eu me lembro desse dia, o mundo ia acabar. Morri de medo, mas esperei por aquele 11 de agosto. Segundo o coitado do Nostradamus, isso realmente ia acontecer nessa data e o mundo tremeu de medo. Mas todos saíram ilesos daquele dia.

O ano 2000 aproximou-se assombrando todos. Diziam que o fim chegaria naquele ano de acordo com os teóricos do livro de Apocalipse, "o juízo final 2000 anos após a morte de Cristo". Mas o mundo não acabou e explicaram dizendo que era após a morte de Cristo, ou seja, em 2033. E aí vamos nós de novo. Mas, segundo a Wikipédia e outros sites sobre o assunto, dizem que "pelo menos a ideia de um evento mundial que ocorreria em 2012, baseado em qualquer tipo de interpretação do calendário de contagem longa, é rejeitada e considerada como pseudociência pela comunidade científica internacional".

A questão não é se o mundo vai acabar ou não. Afinal, e daí se acabar? O homem já conseguiu pisar na lua, já inventou o clone, a tecnologia 3G, está descongelando o pólo norte e faz bombas capazes de destruírem uma cidade, sem se preocuparem com os velhinhos, mulheres grávidas e crianças. Por que se preocupar agora com o apocalipse? Seria apenas a própria natureza retribuindo aos humanos.

Basta cada época com seu anticristo, como Hitler e Bin Laden. Talvez não seja literalmente bíblico o fim, talvez estejamos sofrendo o apocalipse aos poucos, e um dia poderá chegar o clímax de tudo, encerrando a vida na Terra, mas não de acordo com os Maias.

As preocupações quanto a esse assunto é exatamente por ninguém saber se vai ou não acontecer, ou se há um Deus regendo tudo isso ou não. Essa é a pulga que fica atrás da orelha de muitos.

Cabe a cada um pensar, se o fim realmente estiver próximo, se está satisfeito com o sentido de estar vivo. Caso a resposta for sim, é só assistir o apocalipse de camarote.

37 comentários on "2012"

Diego Augusto on 20 de dezembro de 2009 às 13:56 disse...

Não, eu não acredito nessa coisa toda, simplesmente pelo fato de não ser fácil assim.

Mas dar crédito aos maias não é nada bizarro. Eu, na verdade, sou louco para pegar com minhas próprias mãos algum de seus trabalhos científicos.
Bizarro é o fato de eles terem sido inteligentes a ponto de descobrir, na ponta do lápis, coisas sobre o Univrso que Estephen Hawking, Carl Sagan ou Albert Einstein não descobriram, mesmo com todos nossos telescópios, sondas espaciais e aceleradores de partículas.

Em todo caso, se o mundo vai acabar mesmo..... bom, dane-se. Ahh, obrigado, seu post me fez lembrar O Restaurante no Fim do Universo. =)

Lucas Lacerda on 21 de dezembro de 2009 às 12:01 disse...

Esse negócio de fim do mundo tá fora, é pra vender ingresso e arrebanhar seguidores.
A espécie humana é uma pulga no universo, mas ainda tem mania de achar que tá sozinha, e que o fim dos tempos servirá exclusivamente para eliminar nosso querido planetinha.
É bem mais plausível difundir que a raça humana, caso tenha um surto de responsabilidade, decida cuidar da Terra pra ver se ganha mais algum tempo.

Diego Augusto on 21 de dezembro de 2009 às 12:07 disse...

"É bem mais plausível difundir que a raça humana, caso tenha um surto de responsabilidade, decida cuidar da Terra pra ver se ganha mais algum tempo."

Ok, vamos aproveitar a época de festas para disseminar utopias.

Laís Brum on 21 de dezembro de 2009 às 12:18 disse...

Não sei se disseminar utopias seria possível, as pessoas pararam de sonhar, nem utopias são dignas de suas esperanças mais.

Igor Rios disse...

Não concordo com vc Richard. A civilização Maia é uma das que alcançou maior desenvolvimento científico no mundo comparado até com nossa civilização. Dizer que teses científicas são meras mitologias é faltar com respeito com uma das maiores civilizações que já passou pela terra. Argumentar que os cientistas de hoje consideram como pseudociência essas hipóteses é se tornar anacrônico, pois considerar uma ciência superior a outra é considerar que sua cultura é superior, além do que, as bases utilizadas por eles para dizer que algo é ciência são diferentes das atuais, mas nem por isso se torna pseudociência. Enfim seu texto é muito preconceituoso, pois baseia-se numa opinião fanática, exagerando as bases de seus argumentos. Richard vc escreve bem e tem assunto, mas infelizmente nesse texto vc cometeu deslizes em suas idéias. Sei que a intenção do texto não é inferiorizar a cultura maia e sim dizer que temos coisas mais importantes para nos preocupar, contudo vc pecou em seus argumentos.

Pércio disse...

Também não creio nesses fins de mundo premeditados. Coisa minha.
É meio que um misto de alguns comentários: "A espécie humana é uma pulga no universo", é um pouco audácia demais pra mim ficar adivinhando o próprio fim "simplesmente pelo fato de não ser fácil assim". Adivinhando mesmo, essa é a palavra certa, já que avanços tecnológicos são desenvolvidos por meros humanos, como os avanços na área do Tarot.
Também concordo com o fato de que não devemos desdenhar dos Maias. A vida me ensinou que só devemos desdenhar dos Malafaias. E ponto.

Igor Rios disse...

Laís, apesar do comentário do Diego ter sido irônico, acredito que o seu foi sério. É desanimador acreditar num mundo em que ninguém sonha. Apesar de que como vc disse: “as pessoas pararam de sonhar”. Sonhos e utopias são dignos de esperança sim, pq se pararmos de sonhar aí sim o mundo acaba e não tem mais retorno. Acredito na minha esperança de que algo melhor pode existir.

Igor Rios disse...

À propósito Laís vc fez uma bela crítica a nós mesmos, foi muito sutil e inteligente. Parabéns!

Laís Brum on 21 de dezembro de 2009 às 15:55 disse...

obrigada Igor, falei sério sim mas não concordando com o fato de que devemos nos conformar com a falta de sonhos. Acho que a intenção do Richard não foi desmerecer a cultura Maia, e sim dizer que há coisas mais importantes a fazer agora, que é o que temos certeza que está acontecendo, do que marcar um dia para o mundo acabar.

Richard on 21 de dezembro de 2009 às 16:17 disse...

Os maias não existem mais.
O mundo acabou pra eles. Nem o próprio Deus anunciou o fim. Os Maias eram caras legais, inteligentíssimos, mas não tanto ao ponto de profetizarem o apocalipse. Dizer que o "especularem o fim do mundo por causa da mitologia Maia é bizarro", não é desrespeita-los. Afinal os caras foram extintos, o que mostra que se fossem tão inteligentes, dariam um jeito de preservar sua raça.

Gabriela Leite on 21 de dezembro de 2009 às 16:51 disse...

Talvez esteja enganada, mas acho que Richard quis dizer que todo esse lance do mundo acabar em 2012 é só mais uma fase que nós, humanos estamos passando. Todos nós (ou não) lembramos de 1999 e de 2000. São casos bem parecidos com o que está rolando e que comparado ao que o homem está fazendo como, matar, criar bombas, revelar anticristos, acabar com o verde e ignorar a dor alheia acaba sendo mais uma coisinha que a raça humana está passando e que não deve ser colocado como centro das atenções como está acontecendo.
Eu posso ter falado um bocado de merda aqui, mas acho que é isso o que Richard quis dizer em seu texto. Ou não

Igor Rios disse...

É isso sim Gabi. O que eu disse foi que ele defendeu algo com base em argumentos inconsistentes. E Richard preservar a raça pode não ter a ver com inteligência. Na verdade tem mais a ver com o tempo. De certa forma todas as civilizações foram extintas da face da terra. O que irremediavelmente pode acontecer conosco também. O que acontece por vezes é de uma raça durar mais tempo que a outra o que pode significar uma acumulação maior de cultura. Mas definitivamente não de ser mais inteligente que a outra.

Hítalo Rios on 21 de dezembro de 2009 às 19:39 disse...

nem li,
humanos falam muito :D
gostei do texto.

Richard on 21 de dezembro de 2009 às 19:51 disse...

Gabi e Lais disseram tudo. Obrigado por entenderem claramente o que eu quis passar no texto. A questão é que eu preferi nao colocar argumentos tão "crentes". A ideia central é exatamente o que Lais e Gabi disseram, "há coisas mais importantes a fazer agora." e "não deve ser colocado como centro das atenções como está acontecendo." Isso já resume em muita coisa o meu texto.

Igor Rios disse...

Richard depois desse seu último comentário prefiro me silenciar perante argumentos tão, tão... Como é que se diz mesmo? É realmente não encontro palavras apropriadas para explicar isso.

Hítalo Rios on 21 de dezembro de 2009 às 23:32 disse...

e como eles falam...

Diego Augusto on 22 de dezembro de 2009 às 01:26 disse...

Duas considerações:

:: Já passou da hora de se parar de achar por aqui que, se uma pessoa discorda do ponto de vista do autor de um post ou comentário, é porque não o entendeu. São coisas distintas.

:: Idependentemente da época, o esquema é só ir para o Acre e ficar rindo da cara do cataclisma que estiver procurando pela gente. ;)


No meu próximo comentário, vou discutir sobre os maias. Qeum não se interessar, já está avisado.

Diego Augusto on 22 de dezembro de 2009 às 02:24 disse...

Sim, Gabi, você está certíssima. O Universo tem algo em torno de 13,5 bilhões de anos, mas TODOS aqui concordamos que nenhuma civilização de nenhuma época pode descobrir o momento em que ele vai acabar.

"Afinal os caras foram extintos, o que mostra que se fossem tão inteligentes, dariam um jeito de preservar sua raça."
Errado. Se você mesmo, Richard, morresse atacado por algum homo neanderthalensis com o cérebro do tamanho de uma ervilha, eu não pensaria que você é menos do que é, e nem que o indivíduo pré-humano é mais inteligente que você.

Assim foi o que aconteceu quando os espanhóis praticaram tal genocídio. A imbecilidade deles atrasou centenas de anos de conhecimento científico, que poderia ter sido usado para o bem da humanidade; e este nem foi o único caso, nós vemos também, por exemplo, a grande Biblioteca de Alexandria, que foi queimada.

Se quiser dizer que alguma civilização antiga não era 'tão inteligente' assim, primeiro queime seus livros de história. Depois, aí sim, fique à vontade para ignorar a astronomia maia, a filosofia grega ou a tecnologia egípcia.

Igor Rios disse...

Perfeito Diego. Eu fui um dos que discordei e entendi o texto o que fica expressamente representado em um trecho de meu primeiro comentário "Sei que a intenção do texto não é inferiorizar a cultura maia e sim dizer que temos coisas mais importantes para nos preocupar".

Gabriela Leite on 22 de dezembro de 2009 às 12:29 disse...

Ah... E eu também acho que a intenção do Richard não foi desvalorizar a crença Maia. Ele só não pesquisou muito sobre o assunto quando fez o texto e se precipitou em algumas coisas. Mas não tem necessidade de crucificar o cara, né,galerinha!

Diego Augusto on 22 de dezembro de 2009 às 12:36 disse...

Ooooopa! Nãu estou sequer falando mal do Richard. Ele é meu amigo e companheiro de blog, pow! O que eu disse é que concordo com sua tese, mas discordo de seus argumentos.

E eu estou gostando disso aqui, a gente argumentando e contra-argumentando alguma postagem quando muitas vezes os comentários nada tem a ver com o texto.

Igor Rios disse...

Eu não crucifiquei o Richard também, eu fiz uma crítica com relação ao texto dele, o Richard é um amigo e não tenho por que crucificá-lo. Lembrando novamente Critiquei o texto não quem o escreveu.

Laís Brum on 22 de dezembro de 2009 às 14:09 disse...

Esclarecido então: Não há ninguém criticando o Richard, há alguns contra-argumentando alguns aspectos do texto dele, e como o Diego falou, essa discussão de conceitos é legal, afinal o blog é exatamente pra isso não? Compartilhar ideias.

Richard on 22 de dezembro de 2009 às 16:42 disse...

Prefiro também ser contra os malafaias, como diz o Pércio. Mas eu to adorando essa ideia de finalmente discutir sobre o proprio texto, coisa que é muito dificil de se ver aqui. Por mais que estejam quase pegando meu texto e amassando/rasgando/queimando, estou gostando de bater de frente. Sou apaixonado pela mitologia egípcia e não é por isso que os coloco num altar. Se eles estivessem com essa ideia de calendario, eu tambem nao ia levar ao pé da letra. Mas o interessante é que Deus(um cara incrivelmente nerd), fez os maias, egipcios e outros superdotados, mas Ele é o menos considerado em relação ao dia do fim nessas horas. Eu simplesmente nao quis levar pro lado crente, mas a ideia central é mostrar que se encontramos sentido na vida,ou seja, o por que de Deus ter nos feito, nao ha o que temer o fim do mundo.

Lilian on 22 de dezembro de 2009 às 17:44 disse...

Acredito q o q ele quis dizer no texto todo é q nós mesmos somos os nossos maiores rivais nessa história toda de fim do mundo. E enquanto nos preocupamos e nos levamos por uma data pré-determinada, a gente continua, percebendo ou não, a acabar com o mundo. Porém mts ñ vêem q os maiores responsáveis pelo fim do mundo somos nós mesmo, e q Deus já sabia q faríamos isso. Os seres humanos contribuem para o fim do mundo, e Deus sabia disso... e mais uma vez, por bondade, vai nos dar mais uma chance de nos tirar do lugar insuportável q aqui se tornará para uma vida melhor.

A intenção ñ foi menosprezar cultura, inteligência, estudos e pensamentos dos maias ou qualquer que seja... mas sim de conscientizar a cada a pensar por um lado mais humano ou ético com relação ao que ocorre no mundo.

Parabéns Richard por conseguir fazer esse rebuliço de idéias e opiniões no blog. Afinal, como foi dito, é para isso q esse blog existe. Cada um tendo o direito de opinar, sendo a favor ou não do que foi explícito por cada autor. Então... mais uma meta atingida! ;)

Matheus T. on 22 de dezembro de 2009 às 22:16 disse...

Nossa. Quanta palavra difícil!
Olha, na minha humilde opinião, para os Maias saberem quando o mundo vai acabar é impossível. Mesmo com toda a tecnologia que eles tinham era muito improvável saber, até porque esse calendário não tem nada a ver com o fim do mundo era só a contagem de tempo deles como a gente coloca um ano num calendário, eles botam 5 mil e tantos num outro. (Só não sei que Maia chegou a completar um calendário desse!)
E tem tb hoje, com toda essa tecnologia que pode ela mesma acabar com o mundo, não podemos prever com precisão o clima de depois de amanhã(Isso é péssimo, Climatempo vive me enganando).
E por último pra eles terem certeza de que o mundo iria acabar em 2012 eles precisariam prever o futuro e acredite ninguém tem essa capacidade(A não ser que alguém conheça o Chalie Xavier[X-man]). Só Deus mermo! E quando Ele quiser acabar com o mundo Ele vai acabar NA HORA, NO DIA E NO BENDITO ANO QUE ELE QUIZER! E ai vai ser uma festa, que alegria: É Jesus descendo, é o diabo subindo, aquela luta toda, coisa de loko!
E pode vir fim do mundo que eu estou orando!

Ah.. E nada contra os Maias, amo essas civilizações antigas. Amo esses tipos de filme. Mas acreditar é outra coisa! Mas enfim, cada um acredita no que lhe convém!

Outra obs.:Agora não sei se alguém falou que acredita nesse trem, nem lembro, mas #prontofalei.

Valeu, galera! Churuls!

Matheus T. on 22 de dezembro de 2009 às 22:18 disse...

IIII.. Parece que ficou 1/2 grande!

Diego Augusto on 23 de dezembro de 2009 às 00:47 disse...

1 - O macete continua sendo ir para o Acre quando for necessário. Lá cataclisma nenhum vai achar a gente e tudo termina em festa. =P

2- Eu sou piamente contrário ao uso do termo mitologia quando não se diz respeito exclusivamente à religião de determinado povo. Esse termo me parece muito discriminador, conota uma pseudociência.

3 - Richard, por mais que você esteja quase pegando a cultura maia e amassando/rasgando/queimando, eu adorei seu último comentário, hauahuahauahuah

4 - Matheus, é isso aí, brother! Obrigado por botar um pouco mais de cristianismo nessa bagunçada toda aqui. Mas que fique bem claro que eu não "acredito" nos maias ou em qualquer outra civilização. Eu acredito no que diz respeito a Deus (O cara incrivelmente nerd) e ao Reino, o resto que me seja constatado e muito bem provado. ;)

5 - Lilian, fica na moral aí, que seu comentário não vale em postagens do seu namorado, hauhauhua

6 - Eu proponho, como regra do blog, que todos os membros sejam obrigados a publicar textos tendo certeza de que há um ponto de discorância, assim o negócio rende.

7 - Vote cristo!

Lilian on 23 de dezembro de 2009 às 01:53 disse...

Diego,
Blogueiros blogueiros, relacionamentos à parte.

p.s: viva a democracia e a liberdade de expressão... huahuahuahua

Zoando vc! =P
rsrsrs

Gabriela Leite on 23 de dezembro de 2009 às 14:43 disse...

Apoio total ao número 6 do comentário do Durock!

Richard on 23 de dezembro de 2009 às 18:11 disse...

Diego, nao concordo com seu numero 3, pois não penso assim da cultura Maia. Só nao acredito que eles possam profetizar o fim do mundo. Digo isso pelos que acreditam. Talvez eles nem pensavam no fim do mundo quando pararam de fazer o calendario. Acho que eles se cansaram dos números ou seus dedos ficaram doendo de escrever 832 mil meses... sei la, mas nao pq o mundo vai acabar. Só isso. Acredito nos Maias mas nao que eles possam prever o apocalipse.




Ps.: Diego, voce só me convenceu que nao esta virando ateu nos 47 do segundo tempo, quando disse "Eu acredito no que diz respeito a Deus (O cara incrivelmente nerd) e ao Reino, o resto que me seja constatado e muito bem provado."

Igor Rios disse...

Por que os maias não podem prever o apocalipse e os cristãos podem?

Richard on 23 de dezembro de 2009 às 19:10 disse...

A resposta pra sua pergunta está ali em cima no "sorte(ou azar) de hoje".

Igor Rios disse...

Tudo bem Richard, mas a resposta não me satisfaz é um contra-senso em minha opinião. Dignificar uma religião em detrimento da outra é fanatismo. Acreditar em Deus não significa que posso desprezar os outros. Como hoje em dia os muçulmanos dizem que a religião deles é a certa e na época de Jesus os saduceus foram admoestados pelo próprio Cristo com relação a isso.

dUROCK on 24 de dezembro de 2009 às 11:54 disse...

Sobre o ponto 3, eu estava zoando, cara. Eu quis dizer que, se estou quase pegando meu texto e amassando/rasgando/queimando, você está quase pegando a cultura maia e amassando/rasgando/queimando.

Sobre "Por que os maias não podem prever o apocalipse e os cristãos podem?", a pergunta não é literal. Mesmo que fosse, na verdade, a sorte (ou azar) de hoje não a responde, porque é bem incoerente dizer que os cristãos podem prever algo que o próprio Cristo não sabe.

"Diego, voce só me convenceu que nao esta virando ateu nos 47 do segundo tempo" Ohh, my God!
hauahauahuahauahauha, não te dei motivos para pensar isso, meu caro ;)

Se dei, quero saber quais são para não repeti-los.

Anônimo disse...

TExto grande...

TUdo mentira ...

O mundo acaba quinta-feira 14 de Maio de 2011. Porque assim disse outabl.

obs: dIOGO

Anônimo disse...

cara, os maias nunca falaram q ia acabar nada, eles tinham 3 calendarios, um deles era de contagem de dias, que ia desde o inicio da contagem ate 21 de dezembro de 2012, eles nunca falaram q ia acabar nada, so nao botaram mais um dia ou mais um ano, talvez nao estavam com vontade ou mais de 1000 anos contados em um calendario estivesse bom, isso é fruto da criatividade humana, e para os cristaos q acreditam nessa idiotice lembrem-se de 2 coisas, 1 que é uma profecia pagã, e outra é o desafio do nosso Deus,o Deus poderoso de Israel, o Deus amigo de Abraão, faz para esses deuses pagaos em isaias 41:23

 

The New Yoki Times Copyright 2009 Reflection Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez | Blogger Templates