quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Tenho nada para falar

pipocado por Fábio Bruno às 12:00:00 AM
24 de dezembro de 2009.



Estava refletindo olhando a parede e me indaguei: o que será tudo e o que será nada? Quando um copo está sem algum líquido dentro de si ele está vazio, não tem nada ali. Porém, tem sim: ar, bactérias talvez e até CO2. Esse nada está se referindo à presença ou não de unidades quantitativas de substâncias aquosas. Quando se diz em não pensar em nada, é uma farsa, pois nossa mente nunca não pensa em alguma coisa, ela apenas fica desfocada em um determinado assunto. Então esse nada se refere a pensar em algo objetivo e definidamente. Se o nada é relativo, o tudo também é. Só que a concepção de tudo nunca pode ser usada. Por exemplo, existem infinitas maneiras de se fazer uma música, só que tem aqueles que dizem já ter ouvido de tudo. Se pensarmos numa sala vazia, não tem nada nela; mas se "tiver" nada nela, então nem teria sala. Quando Deus criou as coisinhas na Terra, ela era vazia, não tinha nada nela. Se não tinha nada, então não tinha Terra; e se não tinha Terra, Deus criou tudo a partir do nada. E mais: se ainda podemos criar músicas novas, então Deus não criou tudo, ou talvez até tenha criado apenas o nada?

Conclusão: não existe o nada e nem o tudo, o que existe são coisas (aí poderia entrar em outra história) que são incompletas ou sustentáveis.

E falando em Deus, amanhã não é aniversário de Jesus? Pois é, eu poderia ter falado sobre ele, mas se isso fosse tão importante assim, vocês teriam lembrado dele antes de eu escrever "tudo" isso.

9 comentários on "Tenho nada para falar"

Igor Rios disse...

Seu texto diz nada sobre nada. Defino isso como os contos do ócio. Ficou bem escrito. Realmente é difícil de comentar isso. O nada e o tudo são muito simbólicos. Definições que nós humanos ainda não atingimos.

Gabriela Leite on 24 de dezembro de 2009 às 09:48 disse...

Nada a dizer sobre esse tudo ai.

Hítalo Rios on 24 de dezembro de 2009 às 11:47 disse...

humanos! eles falam...

dUROCK on 24 de dezembro de 2009 às 14:13 disse...

Vejo essa questão de tudo e nada como algo intimamente ligado às várias dimensões de tempo e espaço que existem. Por mais que isso só venha sendo comprovado por cosmólogos agora, a bíblia já dizia que no princípio o mundo era vazio e sem forma, e que mil anos para nós são como um dia para Deus, e um dia para Deus é como mil anos para nós.

Isso, na verdade, é tão abstrato que nem o próprio vácuo é o nada absoluto. Mas até que é o mais próximo que nós temos de nada. Talvez ele esteja aí para criarmos alguma coisa.

"então Deus não criou tudo" e nos fez à sua imagem e semelhança. C. S. Lewis dizia que, justamente por isso, temos a capacidade de criar também.

Fábio Bruno on 24 de dezembro de 2009 às 15:10 disse...

Muito bom Durock, esse foi o raciocínio que eu tive.

Unknown on 25 de dezembro de 2009 às 12:30 disse...

muito complexo, não acho que seja tanto assim...
"Deus escreve em linhas retas, o homem que entorta elas" ._.

Fábio Bruno on 25 de dezembro de 2009 às 22:18 disse...

"o homem entora elas" parece que o homem pega as linhas de Deus faz uma torta na cara com ela.

dUROCK on 26 de dezembro de 2009 às 01:44 disse...

Candy, claro que Deus escreve em linhas retas, só que ler o que está escrito não é moleza. Tudo o que temos é só a nossa interpretação de Universo e de vida, que podem ser bem diferentes do que vemos ou imaginamos.

Fábio Bruno on 26 de dezembro de 2009 às 12:14 disse...

Se nós fôssemos viver uama vida simplificada, sem essas complicações, não tomaríamos mais coca-cola, não assistiríamos televisão e não estaríamos aqui agora nesse blog.

 

The New Yoki Times Copyright 2009 Reflection Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez | Blogger Templates