quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Hora bolas!

pipocado por Diego Augusto às 8:01:00 PM

Aconteceu um negócio um tanto diferente enquanto eu bolava algo para publicar para vocês. Bom, resolvi contar.

Willian Bonner fazia a chamada para a previsão do tempo enquanto eu lhe pedia desculpas e desligava a TV; eu precisava escrever alguma coisa.  Liguei meu laptop e tentei começar a digitar algo. Nada vinha. Para ser mais claro, eu só via um grande oco no lugar em que deveria estar alguma inspiração – isso, se for possível ver o oco, claro. Levantei-me e fui pegar uma xícara de café, mas ela escorregou de minha mão pelo susto que tomei quando vi sentada, junto ao laptop, Rosana Jatobá.

Eu fazia toda força que podia para organizar minhas ideias, até que consegui soltar algo:
- Quem é vo… quero dizer, o que você está fazendo aqui?
- Eu só queria alguém para conversar. A propósito, você não sabe quem eu sou.
Ótimo! Quando eu estava conseguindo desembaralhar meus pensamentos, ela me diz isso. Retruquei:
- Claro que sei, você é a repórter Rosana Jatobá, apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional.
- Não, eu simplesmente assumi uma forma que você acharia agradável. Olhe pela janela.
Levei outro susto ao perceber que nada se movia do lado de fora, e “Rosana” continuou:
- Tenho 13,5 bilhões de anos, de acordo com vocês.
- Não estou emocionalmente disposto a raciocinar, Rosana. Quem é você?
- Sou o tempo, e só quero ter uma conversa. Como eu não tenho permissão para roubar alguns minutos de qualquer humano que seja, parei de agir em tudo no Universo que não seja você. O “tempo” deles não está correndo, e o seu irá continuar normalmente depois de nossa conversa.
- Isso é mentira! Só faria algum sentido, o tempo das outras pessoas não passar em relação a mim, se elas estivessem viajando a uma velocidade de…
- Ah, por favor! Eu não preciso ter uma aula sobre Teoria da Relatividade. Na verdade, não existe nada que você possa me ensinar.

Eu não quis mais discutir. Na melhor das hipóteses, eu estava completamente louco. Sentei-me e começamos a conversar. Você pode até não acreditar, mas nós ficamos íntimos. Em certo momento, perguntei:
- Por que eu?
- Tinha que ser algum de vocês. Eu precisava conversar com algum humano, vocês me fascinam.
- Mas… o que há de tão especial na humanidade?
- A criatividade de vocês e o modo como vocês chegam a ela, usando de sentimentos desde amor até ódio. A esperança também me fascina, e até a arrogância humana me deixa curiosa. Vocês pensam que evoluem, sempre se vêem mais inteligentes que os seus antepassados e mais sábios que os sucessores, quando simplesmente mudam o que existe ao redor de vocês. Conheço todos os humanos pelo nome… a essência sempre é a mesma, apesar de vocês sempre mudarem tudo que existe ao redor, e isso é muito curioso.
- Existe alguma coisa na humanidade que você não viu?
- Só uma: o nascimento da Dercy Gonçalves.
Nós rimos muito e não sei por quê, mas eu me lembrei de toda aquela história sobre 2012:
- Aqui, o mundo vai mesmo acabar em dois anos?
- Não mesmo. O que acontece é que, em 2012, o Google vai finalmente dar um golpe para dominar o mundo.
Eu ri muito e indaguei - mas o calendário maia…
- Os maias acharam que estavam loucos quando calcularam que uma empresa de serviços online vai dominar a Terra, até porque eles não gostaram nada da ideia de o planeta passar a ter uma bandeira com a frase “você quis dizer: mundo?”.
Eu fiquei perplexo - Isso é verdade?!
- Claro que não, idiota!
Rimos e fizemos mais piadas sobre isso, até que acabou:
- Chegou a hora, disse o tempo.
- Ah, para de mentir! Você pode ficar enquanto quiser.
- Na verdade, não. Tenho mesmo que ir. Você me acompanha até a porta?
- Não é o que eu quero, mas acompanho.

Nós nos despedimos e Rosana saiu, não sei para onde. Assim que fechei a porta, ouvi um barulho. Uma xícara de café acabara de se espatifar.

•••••••••


Agradeço à Isabela, veterana de Física na Universidade Federal de Viçosa, por dar aquela olhadinha no meu texto antes de eu publicá-lo. ;)

6 comentários on "Hora bolas!"

Mozzer on 14 de janeiro de 2010 às 20:18 disse...

UAHUSAHU Eu curti!

Gabriela Leite on 14 de janeiro de 2010 às 21:51 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriela Leite on 14 de janeiro de 2010 às 22:00 disse...

Isso acontece com frequência ou é a primeira vez? Ficou muito legal, parabéns

Igor Rios disse...

Fascinante. É o melhor texto seu que já li. Parabéns você está escrevendo de uma forma cativante.

Thiago Soneca on 15 de janeiro de 2010 às 11:37 disse...

branquelo filho da mae né, fico foda cara!

Fábio Bruno on 17 de janeiro de 2010 às 17:19 disse...

poxa, mto bom, sao esses textos q fazem a terra tremer.

 

The New Yoki Times Copyright 2009 Reflection Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez | Blogger Templates