sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A essência que os números não contam...

pipocado por Lilian às 2:29:00 AM

04 de Setembro de 2009.


Bom, uma semana atrás, e tudo começou assim: “Preciso te falar uma coisa decisiva. Você é a nova integrante do Yoki Times, e dia 04/09 é seu dia de postar!”. Opaa... ganhei um belo presente de aniversário não é mesmo?! rsrs

Desde então comecei a pensar num tema para se discutir aqui, até que meus pensamentos foram interrompidos por uma enxurrada de perguntas sobre o que seria então a essência de um aniversário?! Seria acrescentar um ano a mais nas suas fichas de inscrições? Esperar ou pedir presentes? Fazer festas mesmo sabendo que em horas elas ficarão apenas em fotos e memória? (Nada contra... amo festas de aniversário e sou muito a favor delas... rs). Receber milhões de felicitações através de ligações, SMS, scraps, depoimentos, sinal de fumaça, abraço via bluetooth, e tudo que se tem direito? Olhar no espelho e notar mudanças físicas? Ou, quem sabe, ter de ouvir pessoas falando das novas etapas que você terá de percorrer nessa sua nova fase?

E por falar nisso... já faz uns 4 meses que comecei a fazer, entre amigos, uma pesquisa sobre: “O que vem depois dos 20?!”. Alguns engraçadinhos de plantão responderam: “21!” (Ok, piadinha boa... rs). Já uma das pessoas respondeu: “Responsabilidades!” Agora me pergunto: “Tem idade para se ter responsabilidades?”. Bom, acredito que desde o momento que damos nosso primeiro choro marcando nossa chegada a esse mundo já começamos a assumir responsabilidades, afinal temos de ser registrados a fim de nos tornamos um ‘cidadão’, e isso automaticamente nos inclui direitos e deveres. Desse modo não tem como negar de que adotamos responsabilidades desde os primeiros momentos de vida. Mas enfim... entendo o outro sentido da resposta que me foi dada. Acontece que com o passar dos anos as responsabilidades mudam de ‘nível’ e tomam uma proporção maior. Isso é bom, sinal que a gente cresce, amadurece e adquire experiência... mas atire a primeira pedra quem nunca sentiu síndrome de Peter Pan e quis voltar no tempo só para se contagiar com aqueles momentos de infância ou pré-adolescência que fica nas lembranças (desenhos animados, brincadeiras de pique, primeiro sentimento de paixonite, festas de pijama, dia das crianças, amarelinha, etc e tal..). Pois bem, a questão é que o tempo passa e a gente muda sem perceber. Os sonhos mudam, os objetivos mudam, os planos mudam, as brincadeiras mudam, e até os sentimentos mudam. Assim como a gente cresce e ganha um novo corpo, tudo ao nosso redor também amadurece e toma uma nova forma. Para falar a verdade, uma parte de mim gosta disso, enquanto a outra vive um saudosismo natural.

Diante de tudo isso, deixo outra pergunta: “É bom fazer aniversário?”. Há o grupo dos que gostam, há os que não gostam e há aqueles que variam entre os dois. Isso me fez lembrar de certas situações: Quando estava para fazer 15 anos lembro que me disseram: “Ahh, depois dos 15 o tempo voa!” (dito e feito, hoje comprovo isso). Agora com quase 20 me falaram: “Depois dos 20 a gente começa a desanimar!” (ok, assumo que é o primeiro aniversário no qual não faço muitos planejamentos de comemoração). Talvez seja conseqüência daquela velha história da idade nova acompanhada das responsabilidades de proporção e nível maiores. Pois bem, apesar do repentino desânimo de ver o tempo passando rapidamente, eu também me animo em querer trilhar essa estrada nova. Isso mesmo, eu confesso que gosto de sempre ver o lado bom das coisas, acreditando fielmente nisso. E é por isso que sempre pensei na essência dos aniversários por um aspecto no qual um ano de vida a mais não significa necessariamente ‘velhice’ em si, mas tempo de experiência e histórias que quem sabe dariam um livro (um dia realizo esse sonho... rs). Além da apresentação de desafios novos que aguardam para serem cumpridos. E eis que aqui estou eu no primeiro desafio dos meus 20 anos: tentando pensar em algo útil, interessante e aproveitável para postar para vocês. Espero ter conseguido! E para falar a verdade, sempre me senti atraída por desafios e... é, até que não foi tão difícil assim! rs

Enfim, acho que o dia de hoje me ajudou a inspirar sobre esse tema que TODOS têm o privilégio de partilharem em suas vidas uma vez ao ano, querendo ou não. Certo?!


*Quero poder guardar e levar comigo, durante todos os dias da minha vida: a pureza da infância, a alegria da adolescência, a garra da juventude e a surpresa sobre o que ainda virá.*


P.S: Desculpem, mas eu tenho mania de escrever demais... huahua! =P

16 comentários on "A essência que os números não contam..."

Diego Augusto on 4 de setembro de 2009 às 09:09 disse...

Haha, eu li antes de ser postado. Ler no blog é para os fracos! ;)

Vitor Vieira on 4 de setembro de 2009 às 14:06 disse...

fico irado o texto .
parabens *-*

Hítalo Rios on 4 de setembro de 2009 às 14:18 disse...

Eu li ouvindo Scat :D

Neto on 4 de setembro de 2009 às 16:14 disse...

Vamos todos numa só voz: Feliz aniversário, Lilian!

legscomplainig on 4 de setembro de 2009 às 21:29 disse...

Eu ainda não te conheço, mas, feliz aniversário! =) Adorei o texto. Tenho certeza que se eu fosse escrever algo sobre crescimento, amadurecimento e responsabilidades eu ia acabar na maior depressão e em prantos. Eu simplesmente odeio crescer e toda a minha infância me comove demais... Poxa

Unknown on 5 de setembro de 2009 às 00:57 disse...

bom saber isso, ainda faço festas do pijama :D HAHAHAHA
muito bom o teexto! ah, parabéns pelo aniversário também! ^^

Fábio Bruno on 5 de setembro de 2009 às 09:36 disse...

digo apenas que foi sensacional. Não só o texto em si, mas também o geito que você fala, é de forma tranqüila e talvez suave, mostrando realemente como é a voz da alma. Acho que a responsabilidade é adquirida atravéz das decisões, não se pode ter a responsabilidade de criar uma criança por exemplo sem tê-la.
parabéns!

Lilian on 5 de setembro de 2009 às 14:08 disse...

Obrigada todos pelos Parabéns, tanto aos amigos Durock, Vitor, Hítalo e Netto... quanto aos candidatos a futuros amigos, como a Lia, Candy e Fábio! Prazeer! =)

Que bom que gostaram! ;)

Ahh Fábio, gostei do seu ponto de vista sobre responsabilidade... quem sabe até não dá um post?! rs

^^

Gabriela Leite on 5 de setembro de 2009 às 15:34 disse...

Mesmo não te conhecendo, parabéns pelo texto e pelo aniversário.

Hítalo Rios on 5 de setembro de 2009 às 17:41 disse...

e Scat é muito bom!

legscomplainig on 5 de setembro de 2009 às 18:58 disse...

PARABÉNS LUCAS! (Complexo criar de um filho sem tê-lo, gostei!)

Pércio Faria Rios on 6 de setembro de 2009 às 18:50 disse...

É. Eu nem queria mesmo aprender a criar um filho...

PS.:Excelente, Lilian! Eu tava conversando com uns garotos aqui: as garotas salvaram a integridade do blog nesse mês.

NETTO, Matheus on 7 de setembro de 2009 às 09:12 disse...

Parabéns Lilian..
essa transição do 2.0 é complicada mesmo.. vai começar uma enxurrada de nostalgia... mas todas as fases são boas se vc aproveitá-las bem..


bjao

Anônimo disse...

MUITO BOM! Gostei da parte que fala das responsabilidades, especialmente.

Lilian on 8 de setembro de 2009 às 18:02 disse...

Obrigada também Pércio e Gabi (mesmos em te conhecer também... rs).

Concordo com vc Netto?! ;)

Diego Augusto on 10 de setembro de 2009 às 00:29 disse...

e Scat é muito bom! [2]

 

The New Yoki Times Copyright 2009 Reflection Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez | Blogger Templates