terça-feira, 15 de setembro de 2009

Soma não nula

pipocado por Diego Augusto às 10:27:00 AM

15 de Setembro de 2009.


Há um estudo que assola desde as Cinências Sociais até à Matemática Aplicada, o Dilema dos Prisioneiros; dizem que ele também assola os sapateiros. A Wikipédia resume a coisa assim:

- Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia tem provas insuficientes para os condenar, mas, separando os prisioneiros, oferece a ambos o mesmo acordo: se um dos prisioneiros, confessando, testemunhar contra o outro e esse outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos de sentença. Se ambos ficarem em silêncio, a polícia só pode condená-los a 6 meses de cadeia cada um. Se ambos traírem o comparsa, cada um leva 5 anos de cadeia. Cada prisioneiro faz a sua decisão sem saber que decisão o outro vai tomar, e nenhum tem certeza da decisão do outro. A questão que o dilema propõe é: o que vai acontecer? Como o prisioneiro vai reagir?

Vai, essa é a parte em que você pergunta o que tem a ver com isso. O que tem é que a gente pode associar o Dilema a nossas vidas. Alguns pontos a recordar: os prisioneiros estão errados, sentem-se ameaçados e culpados, e não há comunicação entre os suspeitos – eles estão sozinhos. No fim das contas a polícia ganha com isso tudo.

Desde que o arco-íris era em preto-e-branco, nós vivemos em comunidade. Conviver é ser político, daí nós concordamos, discordamos, aprendemos, evoluímos em todo esse diálogo sobre A vida, o Universo e tudo mais. Mas, às vezes, nós nos sentimos sozinhos, ameaçados e bah, acusamos.

Claro que é mais fácil.

Só que sempre alguém sai perdendo. Por isso que pregamos aqui no blog sobre respeito, convivência e tudo e tal. Mas é mais profundo que isso. Temos de aprender a ficar juntos; confiarmos uns nos outros, acreditar que nossos amigos não nos entregarão num enterrogatório e garantir-lhes que também não os entregaremos; apesar de toda essa diferença, toda divergência, mistura, dodecafonia, CatDog, salada, Divina Salada, yakisoba, Yokisoba. E não mais acusar – inclusive agora, que você está lendo o texto e pensando noutra pessoa.

Tenho certeza disto: por mais que um indivíduo não seja assim em todas as áreas de sua vida, no momento em que acusa, ele está se sentindo culpado, solitário e vulnerável. E isso, garanto, é do ser humano, independe de etnia, grupo social, sexo, credo, descredo ou mesmo cruz-credo.

7 comentários on "Soma não nula"

Lilian on 15 de setembro de 2009 às 13:13 disse...

Devolvendo seu comentário no meu dia:
"Yeah, li antes de ser postado!" =P

Sempre me 'encantei' pelo Dilema dos Prisioneiros. Gostei mais ainda da fusão desse jogo com o blog! ;)

Enfim, disse tudo já... melhor é conviver do que acusar. E assim a gente cresce e evolui!

[Assola os sapateiros?! Post seu sem piadinha não é seu né?! Patetaa... rs]

P.S: Diego, vc tava 'no ponto' para escrever hein?! (inesquecível essa... huahuahua)

Diego Augusto on 15 de setembro de 2009 às 18:09 disse...

huahauahuaha, no ponto!

Gabriela Leite on 15 de setembro de 2009 às 19:11 disse...

Cara, ficou ótimo! Achei muito legal o "Dilema dos Prisioneiros".
E suas piadinhas (internas ou não)são as melhores

Pércio Faria Rios on 15 de setembro de 2009 às 20:10 disse...

A Mulher-Melancia, sem querer, caiu da cadeira em cima da cabeça do Jorge, que morreu. Qual o nome do filme?

NETTO, Matheus on 16 de setembro de 2009 às 22:43 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NETTO, Matheus on 16 de setembro de 2009 às 22:44 disse...

durock, cÊ é do canário, digo carvalho, digo cascalho... ah, vc entendeu..

abraços

legscomplainig on 20 de setembro de 2009 às 17:58 disse...

Eu iria adorar se meus vizinhos fossem simpáticos assim, mas de pensar que saberiam tudo o que eu faço provavelmente me deixaria bem estressada.

 

The New Yoki Times Copyright 2009 Reflection Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez | Blogger Templates